Susan Souza
Banda mineira abriu o palco Mundo neste domingo (15)Sem lançar nada de inédito desde o disco "La Plata", de 2008, o Jota Quest subiu ao palco Mundo do Rock in Rio com o repertório de seus seis álbuns de estúdio, lançados ao longo de 20 anos de carreira. Esta foi a segunda vez do grupo mineiro no festival, que tocou também na edição de 2011.
Com músicas de fácil reconhecimento como "Na Moral", que abriu o show, "Encontrar Alguém" e "As Dores do Mundo", a banda mostrou seu pop-rock com arranjos levemente alterados e mais dançantes, recebidos com moderação pelo público que ainda estava se aproximando do palco principal.
O repertório previsível contou com uma novidade: a faixa "Mandou Bem", que estará no próximo álbum "Funk Funk Boom Boom". O disco novo, explicou o vocalista Rogério Flausino, "lembra o começo (da carreira) com mistura de sons como funk, groove".
Com a bandeira do Brasil nos ombros, Flausino, que suava dentro de um paletó azul, tentou chamar a atenção para os protestos com a música "Planeta dos Macacos".
"A macacada aqui quer saúde, educação, respeito e justiça", disse, cantando em seguida um trecho incidental de "Brasil", música do cantor Cazuza (que foi homenageado no primeiro dia de festival, em show que contou com Flausino).
Com a participação surpresa de Lulu Santos ao final para cantar "Tempos Modernos", o show ganhou uma dose extra de energia. Vestido todo de branco, Lulu cantou sua própria música com efeito de voz. O cantor carioca foi atração do primeiro Rock in Rio, que aconteceu em 1985.
Saiba tudo sobre o Rock in Rio 2013
O Jota Quest abriu os shows de domingo no palco Mundo, que ainda receberá Jessie J, Alicia Keys e Justin Timberlake.
Em 2001, o Jota Quest participou de um boicote ao festival junto com O Rappa, Skank, Raimundos, Cidade Negra e Charlie Brown Jr. Insatisfeitas com os horários de suas apresentações, as bandas anunciaram que não tocariam no Rock in Rio cerca de quatro meses antes de ele começar.
Na sexta-feira (13), primeiro dia de festival, passaram pelo palco Mundo a Orquestra Sinfônica Brasileira, uma homenagem ao cantor Cazuza , a cantora baiana Ivete Sangalo , o DJ francês David Guetta e a estrela pop Beyoncé .
No sábado (14), as atrações foram Capital Inicial, o grupo norte-americano Thirty Seconds to Mars, e os ingleses do Florence and the Machine e do Muse. O Rock in Rio volta a ser realizado na quinta-feira (19) e vai até o próximo domingo (22).