Susan Souza
Produtor, DJ e empresário lança seu primeiro álbum, "Black Belt", com festa no sábado (2) em São PauloO DJ e produtor Renato Ratier tem um pequeno império dedicado à música eletrônica. Dono da casa D.Edge, sediada em São Paulo e que, em breve, terá uma unidade no Rio de Janeiro, também é sócio da casa noturna Warung, no litoral de Santa Catarina.
Ratier é um nome conhecido da cena eletrônica brasileira por seus 17 anos como DJ e 13 à frente da casa paulistana D.Edge. Recém-chegado de uma turnê europeia e asiática, locais onde mostrou o novo trabalho, lança o disco em São Paulo neste sábado (2), na Grand Metrópole.
Aos 41 anos, Ratier traz seu primeiro álbum autoral, que levou cinco meses para ficar pronto. Com 17 faixas, "Black Belt" mistura influências de ambient e deep house, além de refletir a "a maturidade e o momento da vida", conta ao iG.
"(Lançar um álbum) é um processo que demora mais tempo, requer desenvolvimento, é muito mais complexo em relação a lançar uma faixa", explica. Antes desse trabalho, que chega nos formatos de CD, digital e vinil triplo, o DJ havia lançado apenas discos com menos faixas em formato EP.
"A cena eletrônica comercial deu uma banalizada e pessoas com acesso à arte acabaram virando as costas e procurando outras coisas. Mas na música eletrônica sempre teve qualidade", analisa sobre a atual tendência do mercado.
"Nunca mudei meu estilo para agradar", sentencia sobre sua fidelidade à música eletrônica nas casas noturnas que comanda. "Não é porque agora está mais pop que eu vou tocar Lady Gaga. Respeito quem faz, cada um faz à sua maneira."
Segundo Ratier, o mercado brasileiro de música eletrônica ainda tem muito a oferecer. "Vejo o Brasil cada vez melhor nesse cenário e pode se tornar um dos maiores mercados de música eletrônica. Agora está se construindo uma história por selos brasileiros". O disco "Black Belt" está sendo lançado pela D.Edge Records.
Renato Ratier lança "Black Belt"
Sábado, 02/11, às 23h, na Grand Metrópole (av. São Luiz, 187, São Paulo)
Ingressos: R$ 90
Informações no site da D.Edge