iG São Paulo
Museu do Futebol, Museu da Língua Portuguesa e o MAM do Rio de Janeiro funcionam com mostras e eventos sobre o MundialAlguns espaços culturais estão com programação especial para a Copa do Mundo no País. O Museu da Língua Portuguesa (praça da Luz, Centro, em São Paulo) exibe a mostra "O Futebol na Ponta da Língua", com instalações que desvendam as conexões do esporte mais popular do País e o idioma.
Já o Museu do Futebol (praça Charles Miller, Pacaembu, em São Paulo), anexado ao estádio do Pacaembu, sedia a exposição "Brasil 20 Copas", que relembra as atuações da seleção canarinho em todas as edições do Mundial.
O Museu Afro Brasil (pavilhão Padre Manuel da Nóbrega, Parque do Ibirapuera, em São Paulo) está com a mostra "O Negro no Futebol Brasileiro - A Arte e os Artistas", que contextualiza a participação e importância histórica de jogadores negros no futebol nacional.
O Museu da Diversidade Sexual (rua do Arouche, 24, República, em São Paulo) expõe imagens do fotógrafo Roberto Setton, que registrou o evento "Futebol das Drags" entre os anos de 2008 a 2012. O "Futebol das Drags" é promovido pela casa noturna Blue Space.
O Itaú Cultural lançou o aplicativo "Cultura na Rede", em português, inglês e espanhol, com dicas de espaços culturais, turísticos e históricos que funcionam durante o Mundial, com agenda atualizada até o final do evento para todas as cidades-sede.
No Rio de Janeiro já funciona a Casa da Rússia, em homenagem ao país que vai sediar a Copa de 2018. O espaço foi inaugurado na última sexta (13) no MAM - Museu de Arte Moderna (avenida Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo). A Casa, que tem funcionamento temporário, ficará em funcionamento até o dia 13 de julho, data de encerramento do Mundial.