iG São Paulo
Juiz diz que o grupo não tem direito legal sobre a capa do álbum, mas não encerra a açãoA banda americana The Velvet Underground perdeu os direitos autorais da famosa capa do "disco da banana", "The Velvet Underground & Nico" (1967), primeiro álbum do grupo. A decisão foi tomada por um juiz de Nova York após avaliar o processo aberto em janeiro deste ano pelos fundadores da banda, Lou Reed e John Cale.
Leia também: Velvet Underground processa Fundação Andy Warhol
A dupla acusa a Fundação Andy Warhol de violar a marca registrada ao licenciá-la para terceiros, alegando que a imagem que estampa o disco, atualmente utilizada em capas para iPads e iPhones, é sinônimo do grupo de rock.
Na ação, Reed e Cale exigiam que a Fundação deixasse de licenciar a imagem e pagasse a eles uma parte pelo que já foi utilizado.
Na época do lançamento do disco, a banda e Andy Warhol (1928-1987), o mais proeminente nome da pop arte, mantinham uma colaboração criativa - a capa, por exemplo, foi criada pelo artista.
De acordo com o Hollywood Reporter, o juiz alegou que o grupo não tem direito legal sobre a capa do disco. No entanto, permitiu que os músicos dessem sequência ao processo, pois o uso da "banana" poderia provocar "confusão quanto à aprovação, afiliação ou patrocínio" pela banda.
Os representantes da Fundação Andy Warhol alegam que a utilização da marca pelos músicos só faria sentido se eles tivessem continuado com o grupo, o que não ocorreu, pois o Velvet encerrou suas atividades em 1972.