BBC
Bob Egan, de 59 anos, é o criador do projeto "Popspots", que investiga lugares que serviram de locação para fotos de álbuns de Bob Dylan, Neil Young, Ramones, The Who e maisO americano Bob Egan, de 59 anos, é chamado de "detetive da cultura pop" porque encontra lugares onde foram tiradas fotos usadas em capas icônicas de discos.
Ele disse à BBC Brasil que começa sua busca pela internet. "Vejo se algo já foi escrito sobre aquele local. Caso contrário, procuro o fotógrafo pelo nome e vejo se ele tirou outras fotos ali no mesmo dia, que deem mais pistas", descreve.
O americano Bob Egan encontra lugares onde foram tiradas fotos de capas de disco; acima, a capa da trilha sonora do musical da Broadway 'Amor, sublime amor', de 1957
Foto: Divulgação/Bob Egan
Egan encontrou a rua em Nova York pelo Google Street View, usando a indicação escrita na lata de lixo que aparece na foto ao lado da atriz
Foto: Divulgação/Bob Egan
A estação de metrô em Nova York onde Simon e Garfunkel foram fotografados para 'Wednesday Morning, 3 AM', de 1964
Foto: Divulgação/Bob Egan
O monumento a Carl Schurz, em Manhattan, onde a banda inglesa The Who aparece na foto de 'The Kids Are Alright', de 1979
Foto: Divulgação/Bob Egan
Para encontrar o local da capa de 'Highway 61 Revisited', de Bob Dylan, Egan só tinha uma pista: o músico disse que a foto foi feita na casa de seu empresário
Foto: Divulgação/Bob Egan
A esquina da 23ª com a Oitava Avenida em Nova York, onde a banda Kiss fez a foto de 'Dressed to Kill'
Foto: Divulgação/Bob Egan
Os Ramones na capa de 'Rocket to Russia', na porta dos fundos da casa de shows CBGB, em Nova York, 1977. Em 2006, o local já era uma loja de roupas masculinas
Foto: Divulgação/Bob Egan
A primeira imagem do projeto 'Popspots', do local onde o músico Neil Young estava na capa do disco 'After the Gold rush', de 1970
Foto: Divulgação/Bob Egan
A antiga estação de energia elétrica em Battersea, sudoeste de Londres, está na capa de 'Animals', do Pink Floyd, em 1977, e foi encontrada pelo Google Street View
Foto: Divulgação/Bob Egan
A rua Berwick, no Soho, em Londres, famosa pelas lojas de discos e por aparecer na capa de 'What's the Story, Morning Glory?', da banda Oasis, em 1995
Foto: Divulgação/Bob Egan
Em visita a Londres em 1987, Egan tirou esta foto da rua fechada onde foi feita a capa do disco 'Ziggy Stardust'
Foto: Divulgação/Bob Egan
De posse dos endereços ou localizações aproximadas, Egan usa ferramentas como os mapas do Google Street View e do Bing, fotos históricas do arquivo da biblioteca pública de Nova York ou outras, encontradas na internet. "Eu procuro até no eBay com as palavras 'promo' e 'promocional' (além do nome do disco). Os anúncios deles frequentemente mostram a foto da capa de ângulos diferentes", revela.
Depois, ele superimpõe as capas dos discos às imagens atuais dos locais para descobrir o ponto exato onde as fotos foram feitas. "Sempre gostei de visitar lugares onde eventos históricos aconteceram", diz. "Mas também gostava de ir a lugares como a casa de Jack Kerouac ou o local de Woodstock."
Para encontrar o local da capa do disco "Highway 61 Revisited", de Bob Dylan, Egan só tinha uma pista: o músico disse que a foto foi feita na casa de seu empresário. "Descobri que o empresário dele era o mesmo de Janis Joplin e que ela se sentava na varanda da casa olhando o Parque Gramercy. Só havia quatro casas com varanda de frente para o parque na rua, e assim descobri onde Dylan estava sentado."
Segundo Egan, ele começou com discos que cresceu ouvindo. Posteriormente, outras pessoas começaram a enviar sugestões. Depois da "missão cumprida", ele disponibiliza as localizações detalhadas em seu site, "para que os leitores também possam conhecê-los".
"Se eu fosse à Inglaterra e alguém me perguntasse se preferia ir à Abadia de Westminster ou a Abbey Road, eu preferiria Abbey Road", diz.
A primeira imagem do projeto "Popspots", do local onde o músico Neil Young estava na capa do disco "After the Gold Rush", de 1970, gerou reações inesperadas. "O fotógrafo me agradeceu por ter encontrado o local, que ele tinha esquecido. Graham Nash, do (grupo) Crosby, Stills, Nash e Young disse que também estava na foto, mas foi cortado. Então o fotógrafo me mandou esta também", conta.
O sucesso, após um ano e meio de "investigações", fez com que Egan expandisse o projeto para a Grã-Bretanha e para outras cidades americanas como Chicago e Los Angeles. Ele também tem colaboradores na França.
"As pessoas já me escreveram sobre o site e usaram fotos dele em mais de 20 países. Todo mundo ama rock'n'roll", diz o americano, que nas horas vagas trabalha como corretor de imóveis.
"Quando eu tiver lugares suficientes, gostaria de transformar o Popspots em um documentário. É muito divertido", diz o americano.
Ele afirma ainda que quer expandir o "Popspots" para incluir pinturas, livros e fotos históricas. "Espero um dia receber um pedido do Brasil e fazer um popspot, é um país tão bonito."