Reuters
Bill Dees, de 73 anos, escreveu também músicas gravadas por Johnny Cash e Glen Campbell, entre outros artistasO cantor e compositor Bill Dees, mais conhecido por sua colaboração na composição com Roy Orbison dos hits "Oh, Pretty Woman" e "It's Over", morreu aos 73 anos em Mountain Home, Arkansas, de acordo com um obituário publicado online por uma funerária local.
Dees, um nativo do Texas que iniciou a carreira na década de 1950 com uma banda de colégio chamada Five Bops, compôs músicas gravadas por artistas como Johnny Cash, Loretta Lynn e Glen Campbell.
Mas a colaboração mais frutífera de Dees foi seu trabalho com o colega texano Orbison, com quem ele se juntou para escrever o hit de 1964 "Oh, Pretty Woman", que apareceu anos depois na trilha sonora do filme "Uma Linda Mulher", estrelado por Julia Roberts e Richard Gere.
A banda Van Halen também fez sucesso com uma versão cover de "Oh, Pretty Woman".
De acordo com vários relatos, o refrão da música surgiu de um comentário improvisado que Dees fez quando a esposa de Orbison, Claudette, entrou na sala onde os dois homens estavam escrevendo juntos, e Orbison perguntou se ela precisava de dinheiro.
Dees disse "mulher bonita nunca precisa de nenhum dinheiro" ("Pretty woman never needs any money"), e a música tomou forma a partir disso, com a maior parte da composição surgindo em menos de uma hora.
"Oh, Pretty Woman" foi número 1 nos Estados Unidos e liderou as paradas na Grã-Bretanha, assim como aconteceu com a balada de 1964 que Orbison coescreveu com Dees, "It's Over", um feito considerável dado o domínio dos Beatles e outros grupos britânicos em ambos os lados do Atlântico na época.
Outros singles que Dees coescreveu com Orbison incluem "Born on the Wind", "Crawling Back", "Communication Breakdown", "Walk On", "Windsurfer" e "So This Is Love".
Dees morreu na semana passada, em 24 de outubro, em Mountain Home, onde vivia desde 1989, de acordo com um comunicado publicado no site do Kirby & Family Funeral Home, onde um memorial está agendado para sábado, 3 de novembro.