iG São Paulo
Músico norte-americano, autor de peças como "Take Five", foi vítima de insuficiência cardíacaConhecido por seu estilo únco e refinado de tocar jazz, o pianista norte-americano Dave Bruneck morreu nesta quarta-feira, vítima de insuficiência cardíaca. Ele tinha 91 anos.
Acompanhado de seu filho Darius e de seu empresário, Brubeck estava indo ao cardiologista quando sofreu o problema no coração. Ele faria 92 anos nesta quinta-feira.
O pianista Dave Brubeck
Foto: Getty Images
Mel Brooks, Dave Brubeck, Grace Bumbry, Robert De Niro, Bruce Springsteen são homenageados por Barack Obama
Foto: Getty Images
Dave Brubeck, Bruce Springsteen e Robert De Niro, em 2009
Foto: Getty Images
Dave Brubeck recebe homenagem de universidade americana em 2010
Foto: Getty Images
Brubeck foi um dos músicos mais importantes do jazz pós-Segunda Guerra Mundial. Fundou o Dave Brubeck Quartet em 1951 e foi o primeiro músico de jazz moderno a ser estampado na capa da revista "Time" (em 8 de novembro de 1954). Brubeck ajudou a moldar o swing e o jazz rítmico nos anos 1950 e 1960.
O disco "Time Out", lançado em 1959, foi o primeiro álbum de jazz a atingir milhões de cópias vendidas - ainda hoje é um dos álbuns de jazz mais vendidos da história. Abre com a clássica "Blue Rondo a la Turk", que quebrava padrões com seu compasso incomum, e "Take Five", que chegou à parada de singles dos EUA em 1961.
Brubeck deixa mulher e cinco filhos.