iG São Paulo
Morte de Joe Strummer, do The Clash, completa dez anos neste sábado (22)A morte do vocalista, guitarrista e cérebro por trás do Clash, Joe Strummer, completa dez anos neste sábado (22). O músico britânico morreu em sua casa, em Somerset, na Inglaterra, vítima de um defeito cardíaco congênito.
O iG reuniu dez ícones da cultura punk que, assim como Strummer, marcaram o movimento em diferentes momentos.
Joe Strummer (1952 - 2002)
Foto: Getty Images
The Clash em 1977: Paul Simenon, Joe Strummer, Topper Headon e Mick Jones
Foto: Getty Images
Mick Jones e Joe Strummer em passagem do The Clash na Suécia, 1977
Foto: Getty Images
Joe Strummer, Paul Simonon, Mick Jones e Nicky Headondo do The Clash, em Nova York, 1978
Foto: Getty Images
Joe Strummer durante apresentação do Clash na Califórnia, 1979
Foto: Getty Images
Joe Strummer em passagem pelos Estados Unidos, 1980
Foto: Getty Images
O músico Joe Strummer em imagem de 1981, em Londres
Foto: Getty Images
Joe Strummer durante show nos Estados Unidos, 1982
Foto: Getty Images
Terry Chimes,Paul Simonon, Mick Jones e Joe Strummer durante turnê do The Clash nos EUA, 1982
Foto: Getty Images
Joe Strummer em Nova York, 1983
Foto: Getty Images
Joe Strummer e Paul Simonon, do The Clash, em foto divulgação de 1984
Foto: Getty Images
Joe Strummer toca com a banda The Pogues em Londres, 1991
Foto: Getty Images
O músico Joe Strummer em imagem dos anos 1990
Foto: Getty Images
Joe Strummer em apresentação ma Holanda, 1999
Foto: Getty Images
O músico Joe Strummer em sessão de fotos na Inglaterra, 2000
Foto: Getty Images
Joe Strummer durante o V Festival 2000, Reino Unido
Foto: Getty Images
Entrada da estação de metrô Joe Strummer em Londres
Foto: Getty Images
Joe Strummer (1952 - 2002)
Foto: Divulgação
Joe Strummer: Principal compositor do Clash, Strummer foi uma das principais vozes do movimento punk na Inglaterra durante os anos 1970 e 1980. Extremamente politizado, o músico é considerado até hoje uma das figuras mais influentes de sua geração.
Sid Vicious: Baixista da banda Sex Pistols por um breve período, Sid entrou para a história muito mais por suas atitudes niilistas do que pelo talento musical - apenas em uma canção dos Pistols o baixo foi gravado por ele. O músico morreu de overdose aos 21 anos.
Leia também: As 25 melhores frases da história do rock
Dee Dee Ramone: Baixista e fundador dos Ramones, Dee Dee foi um dos principais letristas da banda até sua saída, em 1989. São dele canções como "53rd & 3rd", em que narra o momento em que encarou a vida como garoto de programa. Conhecido como o integrante mais punk da banda, ele morreu aos 50 anos de overdose.
Henry Rollins: Considerado uma das cabeças pensantes do punk, Rollins ficou conhecido inicialmente por seu trabalho à frente da banda Black Flag. Além da carreira musical, ele tem ainda trabalhos como escritor, comediante, ator e ativista.
GG Allin: Uma das figuras mais controversas da música, Allin fez fama por causa de suas performances transgressoras, que incluíam nudez, coprofagia, automutilação e ataques ao público. Apesar das poucas gravações em estúdio, o cantor tornou-se um mito depois de sua morte por overdose de heroína.
Infográfico: As santidades do rock mundial
João Gordo: Vocalista do grupo Ratos de Porão, João Gordo é provavelmente o mais famoso punk no Brasil. Alvo de críticas de punks por seu trabalho como apresentador da MTV e da Record, onde participou como jurado do programa "Ídolos Kids", João Gordo não mistura o papel na TV de seu trabalho com a banda - o último disco lançado é "Homem Inimigo do Homem", de 2006.
Ian Mackaye: Um dos principais divulgadores da ética "do it yourself" (faça você mesmo), Mackaye participou de bandas como Minor Threat e Fugazi. Além disso, atuou como produtor e grande divulgador da cena independente dos EUA. Atribui-se a ele o uso do termo "straight edge", que acabou se tornando referência para roqueiros que não consomem álcool ou drogas.
Kurt Cobain: O líder do Nirvana é um punk que atingiu, até sem querer, o estrelato. Ele foi o principal responsável por popularizar o rock alternativo no início dos anos 1990. No auge do sucesso comercial e de crítica, Kurt Cobain cometeu suicídio aos 27 anos.
Redson: Um dos mais importantes nomes do punk nacional, Redson fundou a banda Cólera, ao lado do irmão, em 1979, e tornou-se um dos precursores do gênero no Brasil. O grupo continuou na ativa até sua morte, aos 49 anos. Seu último disco, "Deixe a Terra em Paz", foi lançado em 2004.
Maria Alyokhina, Nadezhda Tolokonnikova e Yekaterina Samutsevich: As três integrantes do grupo punk russo Pussy Riot ficaram famosas após participarem de um protesto contra o presidente russo Vladimir Putin numa catedral ortodoxa de Moscou. O grupo foi condenado em 2012 por "vandalismo motivado por ódio religioso" - duas delas permanecem presas.
Veja também: A história do rock contada através de 30 bandas e artistas