iG São Paulo
Marcada para as 20h, apresentação gratuita impacta trânsito da zona sul do Rio desde a manhã do Dia de NatalOs músicos Stevie Wonder e Gilberto Gil se apresentam nesta terça (25), na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. O show gratuito, que é patrocinada pela prefeitura, está marcado para as 20h.
O púbico estimado pela prefeitura do Rio é de um milhão de pessoas - número é superior ao do show feito por Roberto Carlos no mesmo período, em 2010, que contou com 400 mil pessoas, mas está abaixo do público de 1,5 milhão de pessoas que compareceram à Copacabana para ver os Rolling Stones em fevereiro de 2006.
A partir das 07h de hoje começou a funcionar o esquema operacional da prefeitura, desenvolvido para minimizar o impacto no trânsito da zona sul do Rio.
No momento a pista da Avenida Atlântica junto à orla está bloqueada para implantação da área de lazer. Já a pista oposta, junto às edificações, teve seu sentido invertido, como ocorre em todos os domingos e feriados.
Leia também: Stevie Wonder faz show no Rio e toca com os filhos no palco
A partir das 19h a ambas as pistas serão bloqueadas no trecho entre a Rua Figueiredo Magalhães e a Avenida Prado Junior. O bloqueio acontece até o término do evento. De acordo com a Secretaria de Transportes, o fluxo do tráfego no sentido Botafogo será desviado pela Rua Figueiredo Magalhães até a Avenida Nossa Senhora de Copacabana. No sentido Ipanema, os motoristas poderão acessar a Avenida Atlântica a partir da Rua Santa Clara.
Além das interdições previstas, não serão criadas áreas de estacionamento para o evento, não sendo recomendável a utilização do automóvel particular.
No último domingo (23), Stevie Wonder dividiu o palco do Imperator com Gilberto Gil, durante uma apresentação beneficente. A apresentação foi marcada por muitas brincadeiras, gentilezas em português, canções natalinas, família e até "Garota de Ipanema".
Essa não foi a primeira vez que os astros tocaram juntos. Os dois estiveram no mesmo palco durante o Free Jazz Festival de 1995. Na ocasião a dupla cantou uma versão em português do hit "I Just Called to Say I Love You".
A última passagem de Stevie Wonder pelo Brasil acorreu em 2011, na quarta edição do Rock in Rio. A apresentação teve uma versão de "Garota de Ipanema" e a participação especial da cantora Janelle Monáe.