Reuters
Claude Nobs, 76 anos, estava em coma desde dezembro; evento anual recebia foi criado em 1967 e recebeu estrelas como Miles David, Ray Charles e PrinceClaude Nobs, fundador do importante Festival de Jazz de Montreux, morreu nesta quinta-feira (10) após semanas em coma por causa de um acidente que sofreu enquanto esquiava, informou o site do festival.
O suíço Nobs, de 76 anos, lançou o festival de jazz de verão em 1967 enquanto trabalhava no departamento de Turismo do balneário suíço, atraindo algumas das maiores estrelas do mundo, incluindo Miles Davis, Ray Charles e Prince, para se apresentarem.
Ele foi imortalizado como "Funky Claude" na música "Smoke on the Water" da banda Deep Purple, que fala sobre um incêndio que queimou o cassino de Montreux durante o show de Frank Zappa, em 1971.
Nobs se acidentou enquanto esquiava na véspera do Natal, perto de sua casa no vilarejo de Caux, com vista para Montreux e o lago Genebra, informou o secretário-geral do festival, Mathieu Jaton, à Reuters, na segunda-feira.
Ele passou por uma cirurgia no coração há seis anos, mas permaneceu como diretor do festival, cargo que compartilhou nos anos 1990 com o produtor norte-americano Quincy Jones, que retorna a Montreux todos os anos vindo de Los Angeles para introduzir novos talentos.
Nobs costumava se unir aos músicos no palco, tocando gaita - às vezes acompanhado de seus cachorros.
Os astros que esgotaram os ingressos do festival do ano passado foram Bob Dylan, a cantora norte-americana Lana Del Rey e o ator e músico britânico Hugh Laurie.
O festival deste ano está programado para julho.