iG São Paulo
Parceiro de Roberto Carlos, cantor está atualmente em turnê com o disco "Rock'n'Roll"Um dos maiores nomes da música brasileira, o cantor e compositor Erasmo Carlos completa 72 anos nesta quarta-feira (5). Um dos ícones da jovem guarda, quando formou parceria de sucesso com Roberto Carlos, o artista já está com mais de 50 anos de carreira.
Erasmo Carlos completa, nesta quarta-feira (5), 72 anos
Foto: Reprodução
Erasmo Carlos durante apresentação em 2011
Foto: Jorge Rosenberg/iG
Erasmo (de capacete azul) ao lado de Wanderléa e Roberto Carlos, o trio de apresentadores do 'Jovem Guarda'
Foto: Reprodução/Site Oficial Roberto Carlos
Wanderlea, Roberto e Erasmo Carlos em 'Roberto Carlos e o Diamante Cor de Rosa'
Foto: Divulgação
A dupla Erasmo e Roberto
Foto: Reprodução/Site Oficial Roberto Carlos
Erasmo Carlos recebe o amigo Roberto Carlos no show de comemoração dos seus 70 anos de idade, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro (2011)
Foto: AE
Erasmo Carlos e Arnaldo Antunes
Foto: Photo Rio News
Erasmo Esteves nasceu em 5 de julho de 1945, no Rio de Janeiro. Na adolescência, o gosto por rock e pela bossa o tornou em mais um dos frequentadores do, agora famoso, Bar Divino, na Rua do Matoso. Tim Maia e Jorge Ben também faziam parte do grupo que lá se reunia.
The Snakes foi a primeira banda de rock da qual Erasmo fez parte. De vida curta, começou e terminou no inícos dos anos 1960, lançando apenas um LP, "Só Twist". Assim, Erasmo passou a trabalhar de assistente para o apresentador e produtor Carlos Imperial, que foi sua porte de entrada para o grupo Renato & Seus Blue Caps, em 1962.
Abaixo, veja o clipe de "Kamasutra"
O grupo logo lançou um LP e acompanhou Roberto Carlos na gravação da música "Splish Splash", que foi traduzida do inglês pelo próprio Erasmo. A faixa foi um sucesso e, assim, surgiu a amizade entre Erasmo e o "Rei", que gerou grandes sucessos como "Negro Gato" e "Fera Ferida".
Leita Também: Lulu Santos: "Roberto e Erasmo contribuem com educação sentimental"
A dupla foi um dos principais nomes da jovem guarda nos anos 1960. O maior marco do período, o programa "Jovem Guarda" da Rede Record, era apresentado por Erasmo e Roberto, em parceria com Wanderléia. A atração, gravada em São Paulo, durou de 1965 até 1968, mas foi o suficiente para dar visibilidade aos apresentadores.
Com o fim da jovem guarda e o inicío da trópicália, nos anos 1970, o artista também se reinventou. Mantendo a mesma qualidade de suas músicas roqueiras, Eramos passou a transitar também pela MPB - uma das músicas mais conhecidas desse período foi "Mulher (Sexo Frágil)".
Atualmente, o cantor voltou às raízes do rock com os disco "Rock'n'Roll" e "Sexo", e se apresenta com a turnê "Sexo & Rock'n'Roll" até o final de julho - a última apreentação está prevista para o dia 27, em Brasília.