Reuters
John Lydon, precursor do punk rock na Grã-Bretanha, irá receber homenagem da BMI, organização de direitos autorais, em outubroJohnny Rotten pode até não gostar, mas está começando a se tornar Johnny Ícone. Aos 57 anos, o ex-vocalista do Sex Pistols, a anárquica banda punk dos anos 1970, está prestes a receber um prêmio por sua contribuição para a música, da organização de direitos musicais BMA, embora tenha rejeitado homenagens anteriores.
John Lydon se apresenta com a banda Public Image Ltd no Festival de Glastonbury 2013
Foto: GettyImages
John Lydon se apresenta com a banda Public Image Ltd no Festival de Glastonbury 2013
Foto: GettyImages
Glen Matlock, Johnny Rotten, Steve Jones e Paul Cook posam como os Sex Pistols em 1976
Foto: Getty Images
John Lydon, ou Johnny Rotten, no show do grupo Public Image Limited (PiL)
Foto: Reuters
John Lydon
Foto: Getty Images
O cantor e compositor John Lydon, que usava o nome Johnny Rotten quando interpretava canções como "Pretty Vacant" e "Anarchy in the UK", será contemplado com o prêmio de "ícone" da BMI em uma festa de gala em Londres, em 15 de outubro.
Com o cabelo cor de laranja que é sua marca registrada, Lydon e os Pistols são considerados os lançadores do rock punk na Grã-Bretanha e inspiraram dezenas de outros músicos com seu palavreado e ira antissistema.
"John Lydon é um verdadeiro ícone cuja influência na música, moda e arte se fez sentir em todo o mundo", disse Del Bryant, presidente e CEO da BMI, em um comunicado.
Lydon não estava disponível de imediato para comentar o prêmio, mas a notícia da homenagem foi publicada em seu site e tuitada por sua atual banda, a Public Image Ltd, o que parece indicar que ele aceitou.
Isso contrasta com 1996, quando Lydon chamou o Museu do Hall da Fama do Rock, nos EUA, de "mancha de xixi", depois que se anunciou que os Sex Pistols seriam incorporados ao museu do Estado de Ohio.