Quantcast
Channel: Música: notícias, festivais, lançamentos - Cultura - iG
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1679

"Ninguém está preocupado com o Sonic Youth agora", diz guitarrista Lee Ranaldo

$
0
0

Susan Souza

Músico se apresenta na terça (23) e na quarta (24) em São Paulo com projeto que mistura guitarras e cinema

O guitarrista Lee Ranaldo demonstra ter uma gaveta bem específica para guardar o trabalho e as memórias dos 30 anos em que tocou com o Sonic Youth. O grupo, do qual foi co-fundador ao lado do guitarrista Thurston Moore, da baixista Kim Gordon e do baterista Steve Shelley, é lembrado pelos admiradores de rock alternativo como uma das bandas mais emblemáticas do gênero, famosa pelos vocais sussurrados, guitarras distorcidas e microfonias.

Com o divórcio do casal Moore-Gordon e o consequente fim do grupo (a última apresentação do Sonic Youth foi no Brasil, no festival SWU, em 2011), seus integrantes seguiram caminhos autônomos. Lee Ranaldo veio ao país para uma breve temporada de apresentações no Sesc Pompeia, em São Paulo. Com o projeto Lee Ranaldo and the Dust, tocou nos dias 19/7 e 20/7; já com o Sight Unseen, em parceria com sua mulher, a artista multimídia Leah Singer, o músico se apresenta nesta terça (23) e quarta (24), no Sesc Pompeia.

Siga o iG Cultura no Twitter

Sobre o relacionamento que mantém com os ex-colegas de banda, Lee é direto: "Eu falo com o Thurston e a Kim, eles não falam muito entre si, mas minha relação com ambos é boa. Acho que todos estão fazendo coisas que nos deixam felizes no momento e ninguém pensa sobre (o grupo) e nem está preocupado com o Sonic Youth agora", conta em entrevista ao iG

Lee Ranaldo and The Dust

Depois de uma fase de discos solos "experimentais e de sonoridade abstrata", o melódico grupo Lee Ranaldo and the Dust - que conta com o amigo Steve Shelley, ex-Sonic Youth, na bateria - mostra as canções do disco "Between the Times and the Tides", lançado em 2012. O guitarrista explica que ter Steve no projeto foi muito natural. "Nós sempre fizemos coisas juntos com o Sonic Youth e fora. Ele estava por perto no estúdio quando comecei a desenvolver o disco. Achei que fossem ser apenas guitarras acústicas, mas então pedi para ele tocar em algumas músicas e começou assim, bem suave."

Em outubro de 2013, deve ser lançado seu próximo álbum com o The Dust pela gravadora Matador. O nome escolhido é "Last Night on Earth" e traz faixas inéditas compostas por Lee em parceria com o grupo. "Depois de fazer o primeiro (disco) com a ajuda de muitas pessoas, o segundo tem mais união da banda". No grupo ainda estão Alan Licht (guitarra) e Tim Luntzel (baixo), com quem Lee tem tocado há aproximadamente um ano e meio. "Ainda são minhas composições, mas sinto que neste disco houve mais espaço para a banda se envolver."

Experimento de guitarra e cinema

Com a artista multimídia Leah Singer, Lee mostra um lado "cinematográfico com guitarras" no projeto Sight Unseen. Visto uma vez no Brasil em Belo Horizonte, em 2012, o show experimental será exibido em São Paulo nesta terça e quarta. "Minha mulher faz os filmes e eu faço as músicas ao vivo. É uma experiência cinematográfica, tem minha guitarra suspensa por uma corda e balançando sobre o público. É um experimento de guitarra e cinema", descreve.

Depois de 30 anos de trabalho ao lado do Sonic Youth e de ter lançado, paralelamente, uma discografia de temática abstrata, as melodias feitas com o The Dust tornam o trabalho de Lee mais acessível. "Fiquei trabalhando as músicas do Sonic Youth por tantos anos mais do que qualquer outra coisa e, de repente, comecei a compor eu mesmo e pouco depois disso o Sonic parou de tocar. Não sei se é mais fácil agora, não sei se essa seria a palavra. De certo modo, nesse tempo todo fiz músicas que eram mais experimentais e abstratas. Considero que gravar é um experimento também."

Lee Ranaldo e Leah Singer - Sight Unseen
Sesc Pompeia (r. Clélia, 93, São Paulo)
Dias 23 e 24 de julho, às 21h
Ingressos esgotados


Viewing all articles
Browse latest Browse all 1679