iG São Paulo
Shows de despedida começam em novembro, no Reino Unido. Notícia marca "o começo de um longo adeus", diz vocalistaA banda britânica The Who, fundada em 1964, anunciou nesta segunda-feira (30), os detalhes da turnê de aniversário para comemorar os 50 anos do grupo. Uma das grandes informações é a confirmação de que o grupo vai se aposentar.
A turnê batizada de "The Who Hits 50" terá apenas nove datas pelo Reino Unido e o setlist será composto por músicas antigas da época em que o grupo ainda se chamava "The High Numbers".
Os shows começam a partir de novembro, em Glagow, e terminam em Londres, em dezembro. As vendas dos ingressos serão iniciadas nesta sexta-feira (4/7).
Em entrevista à NME, o vocalista Roger Daltrey disse que "este é o começo de um longo adeus", referindo-se ao anúncio da aposentadoria do grupo após a turnê.
O guitarrista Pete Townshend completou: "somos o que somos, e extremamente bons nisso, mas sortudos por estarmos vivos e ainda fazendo turnê".
Depois de gravar os discos "Tommy", "Who's Next" e "Quadrophenia", o baterista Keith Moon morreu de overdose, em 1978, sendo substituído pelo baterista do Faces, Kenney Jones, que gravou dois discos com o grupo.
Desde 1996, lançaram apenas um disco novo, "Endless Wire". Em 2002, o The Who sofreu outra perda com a morte do baixista John Entwistle.
Os últimos shows do The Who serão no Glasgow SSE Hydro (30/11), Leeds First Direct Arena (02/12), Nottingham Capital FM Arena (5/12), Birmingham NIA (7/12), Newcastle Metro Arena (9/12), Liverpool Echo Arena (11/12), Manchester Phones 4u Arena (13/12), Cardiff Motorpoint (15/12) e London O2 (17/12).